Foco e Escopo

Saberes da Amazônia é um periódico online, de acesso aberto, com textos publicados sob a licença "Creative Commons" Atribuição-CompartilhaIgual CC BY-SA. A revista possui caráter multi e interdisciplinar, congregando especialmente artigos nos campos das ciências jurídica, humanas e sociais, preferencialmente voltados para a análise das problemáticas da região amazônica, assim como também de temas relacionados com essa realidade regional. A periodicidade de publicações é publicação contínua e aceitam-se artigos na sistemática de fluxo contínuo.

Objetivos

Publicar trabalhos originais que difundam as pesquisas e estudos que dizem respeito aos campos de conhecimento relacionados com a publicação, com ênfase nas áreas das Ciências jurídica, humanas e sociais.

Promover, incentivar e abrigar a pesquisa e a divulgação de trabalhos sobre temas relevantes relacionados com as sociedades contemporâneas;

Incentivar a produção de conhecimento voltado para o desenvolvimento da região amazônica, com ênfase nos povos e comunidades tradicionais;

Disseminar conceitos, metodologias e boas práticas no âmbito da esfera pública e a gestão do Estado. 

Política de Submissão

As submissões para a Revista Saberes da Amazônia funcionam em fluxo contínuo, devendo ser realizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), exclusivamente em formato Word (.doc ou .docx). Somente serão aceitas submissões online via sistema.

Os artigos submetidos à revista passam por revisão de admissão (desk review) para análise prévia de adequação pela editoria da revista. Alguns aspectos avaliados nesse momento são: a adequação do tema do artigo ao foco da Revista, a qualidade do texto, o balanço teórico-empírico e a contribuição para o avanço da área temática.

Artigos aprovados no desk review serão encaminhados para avaliação de dois a três pareceristas, especialistas no tema do artigo, por sistema doble blind review (duplo cego).

Processo de avaliação pelos pares

Os trabalhos serão submetidos à análise crítica de, ao menos, dois avaliadores, pelo sistema double blind review (dupla avaliação às cegas), no qual não são identificados os autores, a fim de julgar apenas o mérito da pesquisa (substancial e metodológico). Poderão ser indicados conselheiros ad hoc para avaliar os artigos.

Somente podem ser aceitos para publicação pelo Conselho Editorial artigos com parecer favorável de dois revisores. Caso um revisor dê parecer favorável e o outro desfavorável, o artigo será enviado a um terceiro revisor para desempate. Excepcionalmente, haverá convites pra publicação, não excedendo tais casos 20% dos artigos publicados em determinado ano. Os convites serão formulados exclusivamente pela Coordenação Científica da Revista.

Responsabilidade editorial

A Revista Saberes da Amazônia está vinculada a Faculdade Cátolica de Rondônia, possuindo um corpo editorial que é responsavel pela gerencia de submissão, avaliação, ediçao e publicação.

Periodicidade

A Revista Saberes da Amazônia tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

A Revista Científica Saberes da Amazônia é de acesso livre, gratuito e público, de forma a possibilitar o livre acesso às pesquisas, fomentando o intercâmbio cada vez maior de informações. O livre acesso possibilita um maior crescimento na leitura e citação de trabalhos dos autores.

Este portal é licenciado com uma Licença  Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2448-0576