COVID-19, EDUCAÇÃO E ENSINO REMOTO NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A emergência da pandemia do COVID-19, em 2020, com o reconhecimento do estado de Emergência em Saúde Pública oriunda da transmissão comunitária do patógeno importou em uma profunda reconfiguração, repentina e não planejada, em decorrência das medidas de distanciamento sanitário e, na educação, a implantação do ensino remoto, aos mais variados níveis de ensino no Brasil, de forma imediata. Passados dois anos, com o maior controle na quantidade de casos, hospitalização e óbitos, a disponibilidade vacinal e o retorno a presencialidade nas escolas, este trabalho apresenta um panorama sobre a emergência de trabalhos que pensem nas implicações da COVID-19 na educação brasileira. Os resultados apontam para grandes desafios no processo de socialização escolar, redução das assimetrias no processo de ensino-aprendizagem e de focalização de medidas de atenção à saúde à comunidade acadêmica das instituições de ensino brasileiras.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.