OS IMPACTOS DO TRANSCONSTITUCIONALISMO NO BRASIL COM RELAÇÃO À IGUALDADE DE GÊNERO E À REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Conteúdo do artigo principal

Joyce Janine figueiredo ornelas braz
Raquel Sales Satiro Coelho Ferreira
Sérgio Rubens Salema de Almeida Campos

Resumo

O presente estudo procurou analisar os impactos do transconstitucionalismo no Brasil no que se refere aos objetivos “5” (igualdade de gênero) e “10” (redução das desigualdades) da Agenda 2030 da ONU. O objetivo foi demonstrar o que o país tem feito atualmente para reduzir essas desigualdades e tentar cumprir as metas estabelecidas no que diz respeito às mulheres. Utilizou-se a revisão bibliográfica, a fim de realizar uma análise do transconstitucionalismo, especialmente sobre seu conceito e características; dos aspectos históricos das desigualdades de gêneros e, ainda, o que o Brasil tem feito atualmente para reduzir essas desigualdades e tentar cumprir os referidos objetivos. Os resultados dos estudos puderam evidenciar que a existência do Estado transnacional hoje é uma realidade indiscutível e o Brasil tem se mostrado atuante e interessado em promover esse diálogo com os organismos internacionais, a fim de promover a concretização da igualdade de gênero e diminuição das desigualdades.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joyce Janine figueiredo ornelas braz, 31 980143863

Advogada. Possui graduação em Direito pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (2006), graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2010), Pós-graduação em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2013) e Mestre em Direito nas Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade de Direito Milton Campos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. 

Raquel Sales Satiro Coelho Ferreira , Faculdade de Direito Milton Campos

Mestranda em Direito nas Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade de Direito Milton Campos. Especialista em Direito Público. Advogada.

Sérgio Rubens Salema de Almeida Campos, Faculdade de Direito Milton Campos

Mestre em Direito da Faculdade de Direito Milton Campos. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Direito nas Relações Econômicas e Sociais. Advogado.