TEM COR NA EDUCAÇÃO? O NOVO ENSINO MÉDIO E A AMPLIAÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS.

Conteúdo do artigo principal

Vinícius de Souza Santos
Valdenia Menegon
Lígia Emanuela

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar sobre as demandas impostas às redes públicas e privadas de todo o território nacional, a partir da necessidade de implementação do Novo Ensino Médio e como a reforma produziu desafios para o grupo de professores que tiveram que se adequar às novas demandas exigidas pela legislação. O artigo também faz discute como a reformulação do Ensino Médio possui um viés mercadológico e coloca em risco a emancipação de jovens pobres e negros, já que através da Base Nacional Comum Curricular podem ter que se adequar às realidades pensadas fora da realidade dos seus territórios.Trata-se de uma revisão de literatura e análise documental. Os resultados levam a concluir que a reformulação do Novo Ensino Médio possui um forte viés mercadológico que, ao contrário do que afirma o discurso, não produz condições necessárias à produção de uma educação que esteja pautada nas realidades territoriais, nas questões de classe, gênero e raça e que combatam as desigualdades.


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valdenia Menegon, Secretaria de Educação (SEDUC/MA)


Valdenia Guimarães e Silva Menegon, Doutora em História/Unisinos
SEDUC/MA; Caxias, Maranhão, Brasil, Gestora Auxiliar; valdeniasilvas@gmail.com