TEM COR NA EDUCAÇÃO? O NOVO ENSINO MÉDIO E A AMPLIAÇÃO DAS DESIGUALDADES RACIAIS.
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Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar sobre as demandas impostas às redes públicas e privadas de todo o território nacional, a partir da necessidade de implementação do Novo Ensino Médio e como a reforma produziu desafios para o grupo de professores que tiveram que se adequar às novas demandas exigidas pela legislação. O artigo também faz discute como a reformulação do Ensino Médio possui um viés mercadológico e coloca em risco a emancipação de jovens pobres e negros, já que através da Base Nacional Comum Curricular podem ter que se adequar às realidades pensadas fora da realidade dos seus territórios.Trata-se de uma revisão de literatura e análise documental. Os resultados levam a concluir que a reformulação do Novo Ensino Médio possui um forte viés mercadológico que, ao contrário do que afirma o discurso, não produz condições necessárias à produção de uma educação que esteja pautada nas realidades territoriais, nas questões de classe, gênero e raça e que combatam as desigualdades.
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