FORMAÇÃO DOCENTE E SUCESSO NA ESCOLA: INTERPRETANDO A CRISE EM EDUCAÇÃO COM REFERÊNCIA NO PENSAMENTO DOS PIONEIROS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo central deste estudo foi produzir um diagnóstico sobre a
perenidade da crise em educação, referenciados pelos estudos de Anísio
Teixeira, principalmente o texto “ A crise Educacional Brasileira”, escrito em
1953, o Manifesto dos Pioneiros, em que Anísio foi o mentor e articulador e é,
ainda hoje, um documento importante para se refletir sobre a ambiguidade
existentes entre a (falta) de projeto para a educação popular/pública e uma
educação para a burguesia que não vence o atraso, a dualidade de objetivos
entre formação geral x formação para o trabalho e as relações quase perversas
entre o ensino público e o privado, bem como as implicações e marcadores
sociais de um país estruturado sobre a escravização de pessoas e normalização
do racismo. Como contribuição a fortalecer este conhecimento em processo, e
dentro de uma proposta de radicalizar para superar os impactos da
interseccionalidade sobre as vivências e existências de crianças pretas, foi feito
um estudo a partir do pensamento pedagógico de Darcy Ribeiro no tocante a
educação popular e universalização de ensino, bem como a proposta de
interpretação da interseccionalidade no chão da escola real. Para tanto foi feito
o confronto entre o léxico e conceitual para a definição do que pode ser
interpretado como sucesso na escola. As principais categorias em análise foram
qualidade e sucesso na escola pública e formação inicial docente e sucesso na
escola. A hipótese defendida neste estudo foi a de que o sucesso na escola é
produzido por um estatuto desenvolvido pelas professoras articulando formação
ubíqua, hibrida e permanente em ação com uma gestão administrativa
comprometida com avanços pedagógicos, mas, que em grande medida não leva
em consideração os impactos de raça, sexualidades e gênero nas vivências.
Como consideração para encerrar o texto e encaminhar ao debate, ao final desta
retomada do pensamento dos dois
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.