PRESENÇAS E AUSÊNCIAS DO DEBATE SOBRE PSICOLOGIA AMBIENTAL EM PPCS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

RAFAEL ADEMIR OLIVEIRA DE ANDRADE
Miriã Ortiz Passos de Andrade
Sônia Mari Shima Barroco
Lílian Caroline Urnau Caroline Urnau

Resumo

 O objetivo do presente artigo é analisar as ausências e presenças na formação e prática docente em Psicologia sobre a questão da Psicologia Ambiental e seus debates e nuances em IES na Região Norte do Brasil. Para dar conta de tal objetivo a metodologia de pesquisa documental com análise de conteúdo foi utilizada, levantando seis projetos político-pedagógicos de cursos de Psicologia em Instituições Federais de Ensino Superior na Região Norte do Brasil. A partir da definição das Instituições, palavras-chave foram utilizadas para destacar elementos dos projetos pedagógicos e aglutinados em um quadro que posteriormente foi analisado. Conclui-se que há uma ausência do debate sobre o tema da Psicologia Ambiental e outros elementos que circulam o subcampo, tal como meio ambiente, sustentabilidade, território e territorialidade nos projetos pedagógicos e em práticas de ensino, extensão e pesquisa devidamente registrados no documento. Tal esvaziamento não se justifica exatamente pela posição espacial, política e cultural em que os cursos estão dispostos, a maioria na Amazônia brasileira ou em espaço de contato, sendo local onde a questão ambiental é fator de disputa, violências, ocupações e danos à saúde biológica e mental dos sujeitos, especialmente os menos privilegiados. 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Miriã Ortiz Passos de Andrade, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Psicóloga, Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia - Universidade Federal de Rondônia - E-mail: miortizpassos@gmail.com

Sônia Mari Shima Barroco

Pós-doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia - USP), Doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara), Psicóloga - Universidade Federal de Rondônia - E-mail: smsbarroco@uem.br 

Lílian Caroline Urnau Caroline Urnau

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Psicologia (UFSC) - Universidade Federal de Rondônia - E-mail: lilian.urnau@unir.br