PRESENÇAS E AUSÊNCIAS DO DEBATE SOBRE PSICOLOGIA AMBIENTAL EM PPCS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar as ausências e presenças na formação e prática docente em Psicologia sobre a questão da Psicologia Ambiental e seus debates e nuances em IES na Região Norte do Brasil. Para dar conta de tal objetivo a metodologia de pesquisa documental com análise de conteúdo foi utilizada, levantando seis projetos político-pedagógicos de cursos de Psicologia em Instituições Federais de Ensino Superior na Região Norte do Brasil. A partir da definição das Instituições, palavras-chave foram utilizadas para destacar elementos dos projetos pedagógicos e aglutinados em um quadro que posteriormente foi analisado. Conclui-se que há uma ausência do debate sobre o tema da Psicologia Ambiental e outros elementos que circulam o subcampo, tal como meio ambiente, sustentabilidade, território e territorialidade nos projetos pedagógicos e em práticas de ensino, extensão e pesquisa devidamente registrados no documento. Tal esvaziamento não se justifica exatamente pela posição espacial, política e cultural em que os cursos estão dispostos, a maioria na Amazônia brasileira ou em espaço de contato, sendo local onde a questão ambiental é fator de disputa, violências, ocupações e danos à saúde biológica e mental dos sujeitos, especialmente os menos privilegiados.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.