Ideologia ultraconservadora na Psicologia avanço e necessidade de superação a partir da perspectiva decolonial

Conteúdo do artigo principal

Daylan Maykiele Denes
Fábio Rodrigues Carvalho
Leandro Aparecido Fonseca Missiatto

Resumo

Este estudo aborda o avanço do pensamento ultraconservador de extrema direita entre psicólogos e psicólogas naquilo que os adeptos a esse movimento auto intitulam de psicologia conservadora. O objetivo é refletir sobre esse fenômeno dentro da Psicologia, seus impactos na ciência e profissão psicológica, suas conexões com grupos extremistas de direita e a necessidade de uma revolução decolonial para superação dos limites impostos pela colonialidade. Trata-se de uma pesquisa etnográfica no campo do ciberespaço em que foram realizadas buscas em redes sociais, Facebook, Instagram e plataforma de podcasts, entre novembro e dezembro de 2020, com o intuito de identificar movimentos organizados por psicólogos e psicólogas que tratassem da disseminação do pensamento conservador e da promoção da suposta psicologia conservadora. Foram encontradas duas páginas no Facebook intituladas de Movimento Psicólogos em Ação (MPA) e Psicologia Conservadora, além de um podcast chamado Movimento Conservador. Os materiais selecionados foram discutidos à luz do pensamento decolonial. 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daylan Maykiele Denes, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Bolsista CAPES pós-graduação PPGPSI UNIR;  Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Unifacimed (2021).

Fábio Rodrigues Carvalho, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestrando em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Bolsista de pós-graduação - CAPES. Graduado em Psicologia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIMED (2021). Graduado em Filosofia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO (2022). 

Leandro Aparecido Fonseca Missiatto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Psicologia na Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2017). Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2012). Analista Processual na Especialidade de Psicologia - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Docente da Pós-Graduação, lato sensu, em Direito para Carreira da Magistratura da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).