Concepções de educação integral: enfoque entre as décadas de funcionamento dos Parques Infantis no Brasil (1930 e 1970)

Conteúdo do artigo principal

Aline de Novaes Conceição

Resumo

Na área educacional, as concepções sobre uma terminologia podem ser diferentes no mesmo período histórico e também podem ser modificadas com o tempo, pois são construções sociais. É importante atentar-se para as concepções que permeiam os contextos das instalações das instituições, inclusive dos Parques Infantis, instituições que funcionaram no Brasil da década de 1930 até a década de 1970, essas instituições, proporcionaram uma Educação Integral às crianças de 3 a 12 anos. A partir disso, o objetivo da pesquisa consiste em compreender concepções de Educação Integral, que circularam no período de funcionamento dos Parques Infantis. A partir de pesquisa bibliográfica, em que foram selecionados 15 textos. As citações nesses textos mencionam recorrentemente Ana Maria Cavaliere, abrangendo a História da Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dentre as várias concepções de Educação Integral, os aspectos intelectuais e físicos predominam, estando relacionadas com formação completa (multidimensional), proteção social e/ou tempo integral. 


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos