LETRAMENTO CIENTÍFICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE- RS

Conteúdo do artigo principal

Heidi Fernanda Bertotti
Roniere Dos Santos Fenner

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de investigar os desafios e as possibilidades acerca do desenvolvimento do Letramento Científico em alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental sob a ótica dos professores. Foram entrevistados oito professores de Ciências em três escolas municipais de Porto Alegre - RS. As entrevistas, semiestruturadas, foram categorizadas a partir da técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2011), construindo seis categorias, sendo cada uma delas com uma ou mais subcategorias. Este estudo apresentou em seus resultados alguns possíveis caminhos a serem tomados e outros a serem evitados, na busca de uma educação científica de qualidade e voltada para a formação de cidadãos letrados cientificamente.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roniere Dos Santos Fenner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutorado no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde pela UFRGS - RS . Mestre em Educação pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS e Especialista em Educação Interdisciplinar pela CELER Faculdades - SC. Graduado em Ciências do Ensino Fundamental e Química do Ensino Médio pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS. Professor de química do Ensino Médio, pré-vestibular e curso técnico em auxiliar de farmácia. Agente Educacional do Estado do Rio Grande do Sul desde 1994-2015. Coordenador o Setor de Recursos Humanos da 32ª Coordenadoria Regional da Educação em São Luiz Gonzaga. Atualmente Professor Adjunto A pela UFRGS, Campus Litoral Norte, no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Professor nível mestrado e doutorado do PPG Educação em Ciências na UFRGS.