CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA Desafios da Formação Pedagógica para Exercer a Função de Supervisor de Estágio

Conteúdo do artigo principal

Danielle Teles Moreira
Renato Fernandes Caetano
Eva da Silva Alves

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a formação pedagógica do profissional nutricionista para exercer a função de supervisor de estágio, considerando a formação do profissional docente de nível superior e a evolução da profissão do nutricionista, com análise das atribuições exigidas para o supervisor de estágio/nutricionista, e, por fim, debater a necessidade de formação pedagógica do supervisor de estágio. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, fundamentando-se na legislação, obras, artigos, dissertações e teses. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, voltada para análise da atuação do profissional nutricionista como supervisor de estágio. Ao analisar o trabalho realizado, constata-se que o aprimoramento do profissional nutricionista supervisor de estágio é primordial para enfrentar as dificuldades corriqueiras no momento das atividades acadêmicas, principalmente com capacitações voltadas para a metodologia de ensino e formação pedagógica.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danielle Teles Moreira

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Rondônia (FCR) e Bacharel em Nutrição pela Faculdade São Lucas.

Eva da Silva Alves, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Dinter com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro e Amazônicos (Gepiaa). Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA), ambos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Membro do Grupo de Pesquisa Desafios Socioambientais, Saberes e Práticas na Amazônia da Faculdade Católica de Rondônia (FCR)