ANÁLISE DO PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONTENÇÃO DOS DANOS AMBIENTAIS COMO MECANISMO DE MITIGAÇÃO DA CRISE CLIMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Bruna Moreira Lourenco Hecktheuer
Ivanildo Oliveira

Resumo

O cenário da crise climática no âmbito mundial é emergente, passando a ser um dos maiores desafios da humanidade nos últimos tempos. Nesse cenário, verifica-se a importância de debater a crise climática em escala transnacional e as suas consequências locais. O artigo tem por objetivo analisar o papel do Ministério Público no combate às causas dos danos ambientais transnacionais de modo a servir como um instrumento de contenção para a crise climática. A pesquisa verifica que o direito transnacional é frequentemente visto como uma solução ideal para essas questões, no entanto, verificar-se-á que a eficácia das medidas de combate à crise climática depende significativamente de mecanismos internos de gestão e de políticas, nas quais o Ministério Público pode desempenhar um papel crucial. Por meio de sua atuação em iniciativa de combate ao desmatamento e às queimadas e a todo tipo de degradação às florestas e rios, promovendo a responsabilização de infratores, a recuperação de áreas e, ainda, a mitigação de danos, inclusive, junto às populações tradicionais eventualmente atingidas, o Ministério Público é órgão vital na formulação de mecanismos para enfrentar os desafios da crise climática na Amazônia. Quanto à metodologia, na fase de investigação utilizou-se o método indutivo, na fase de tratamento de dados o método cartesiano, e no relatório dos resultados foi empregada a base lógica indutiva. Utilizou-se de técnicas do referente, da categoria, fichamento de obras e conceitos operacionais.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruna Moreira Lourenco Hecktheuer, Ministério Público do Estado de Rondônia

Doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí em dupla titulação com o Doutorado em Agua e Desarrolo Sostenible pelo Instituto de Aguas da Universidade de Alicante/ES. Mestra em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí em dupla titulação com o Master em Derecho Ambiental y Sostenibilidad pela Universidade de Alicante/ES. Especialista em Gestão do Esporte e Direito Desportivo pela Faculdade Brasileira de Tributação em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Graduada em Direito pela Faculdade CESUSC e Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participou da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC. Foi Procuradora e Auditora do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina. Foi Assistente de Promotoria no Ministério Público do Estado de Rondônia. Advogada licenciada. Professora e Pesquisadora na Faculdade Católica de Rondônia. Assessora Jurídica no Ministério Público do Estado de Rondônia. É autora de diversos artigos científicos e capítulos de livros nos últimos anos.

Ivanildo Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Doutorando em Agua Y Desarrolo Sostenible pela Universidade de Alicante. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Mestre em Territorio, Urbanismo y Sostenibilidad Ambiental en el Marco de la Economía Circular pela Universidade de Alicante - IUACA, Espanha. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UNESC; Especialista em Prevenção e Repressão à Corrupção pela Universidade Estácio de Sá; MBA em Gestão Empresarial pela FGV; MBA Executivo Internacional pela FGV/Ohio University – EUA. Licenciatura Plena em Letras. Procurador-Geral de Justiça do Estado de Rondônia. Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia. Porto Velho, e-mail: ivanildo@mpro.mp.br.