LEI ANTICORRUPÇÃO EMPRESARIAL: O compliance como instrumento de combate a riscos na contratação pública

Conteúdo do artigo principal

Dionis Janner Leal
Neuro José Zambam

Resumo

A lisura dos contratos entre o setor público e os fornecedores, especificamente os mercados, repercute na qualidade da organização social, das políticas públicas e da democracia. O objetivo geral deste artigo é pesquisar os contornos da Lei n° 12.846/2013 enquanto mecanismo de controle da integridade empresarial e requisito para a celebração de contratos com o poder público. Mais especificamente, pretende-se apresentar os efeitos jurídicos da exigibilidade como requisito de habilitação e os efeitos de mitigação de riscos de atos corruptivos perante a Administração Pública realizada por empresas privadas. A estratégia metodológica tem como referencial o método dedutivo sustentado pela técnica de pesquisa bibliográfica a partir de referenciais reconhecidos pelo seu rigor científico e repercussão social das suas análises. Destaca-se a convicção que a não utilização do compliance e a ausência de gestão de riscos contribuem para erros (ilícitos) e a consequente responsabilização empresarial por atos de improbidade administrativa. A permanência de erros (ilícitos) desestabiliza a rotina social e atrofia a administração pública. 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dionis Janner Leal, UNIJUÍ

Doutorando em Direito pela UNIJUÍ. Bolsista CAPES. Mestre em Direito do PPGD/ATITUS Educação. Especialista em Direito Público. Advogado. Membro do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen E-mail dionislealadv@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-5025-1524. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7591304458699714.

Neuro José Zambam, Programa de Pós-Graduação em Direito da ATITUS EDUCAÇÃO

Possui estágio de Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2014) e Universidade Réggio di Calábria (2021). Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da ATITUS EDUCAÇÂO de Passo Fundo. Membro do Grupo de Trabalho Ética e Cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia). Líder do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5960-4237. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6893744456793355.

 E-mail:  neurojose@hotmail.com; neuro.zambam@atitus.edu.br.

https://orcid.org/0000-0002-5025-1524