PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO NOS (DES)ENCONTROS DOCENTES: ESTRANHAMENTOS PEDAGÓGICOS E INCONSCIENTES FALAS DESNUDADAS

Conteúdo do artigo principal

Jairo Carioca de Oliveira

Resumo

Esse artigo versou sobre análises de estudos de caso em relatos baseados em escrevivências, trago o autorretrato de minha filha após um bullying escolar e como a professora não conseguiu construir uma identidade com ela. Ainda nesse mesmo tópico demonstrei como o processo transferencial permitiu construção identitária. Essa análise partiu de dois desenhos da minha filha realizados à época. Dentro do campo escolar existem muitos atravessamentos racistas que impedem a identificação do/a educador/a com o aluno/a e vice-versa. Muitas das vezes, a criança precisa matar a escola dento de si para continuar o processo educacional.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jairo Carioca de Oliveira, UFRRJ

Doutorando e Mestre em Educação Contemporânea e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Dr.h. c. em Psicologia pelo Logos University International (Flórida-EUA), Teólogo (FAECAD/RJ) Graduando em Pedagogia (Unifacvest). Atua como Psicanalista desenvolvendo pesquisa na interface entre Psicanálise, Racismo, Feminismos Plurais e Estudos de Gênero no Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades da UFRRJ; no GPEA Audre Lorde da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e no Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo (USP). É Coordenador do Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanalise, Educação e Cultura e Integrante do Coletivo Psicanalistas Unidos pela Democracia - PUD. Poeta e Bolsista CAPES.