A ESTÉTICA NA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

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GIDALTI GUEDES DA SILVA

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relevância da estética na mediação da aprendizagem de habilidades socioemocionais. Trata-se de um estudo teórico, que aborda o tema à luz de uma ordenação constelatória dos conceitos, em perspectiva dialética. O ensaio é iniciado com o reconhecimento da crise de sociabilidade enfrentada pela sociedade contemporânea, o que torna a aprendizagem de habilidades socioemocionais uma das prioridades da educação. Propõe que o caminho para obter êxito pedagógico perpassa a educação da sensibilidade, por meio de experiências estéticas emancipatórias, que ofereçam as condições necessárias para que se efetivem a aprendizagem no campo dos sentimentos, emoções e dos valores. Para além de modelagem comportamental adaptativa dos sujeitos, por meio da estética, a aprendizagem de habilidades socioemocionais abre portas para a emancipação da percepção fragmentada dos fenômenos sociais e das tramas (inter)subjetivas.

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Artigos
Biografia do Autor

GIDALTI GUEDES DA SILVA, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutorando em Educação (UCB - 2024); Mestre em Educação (UFRO-2012); Especialista em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida (UCB-2023); Especialista em Teologia (UMESP-2006); Licenciado em Pedagogia (FGD-2016); Bacharel em Teologia (UMESP-2003). Pesquisas e publicações nos temas: (i) teoria crítica, estética e educação; formação docente; (ii) formação do sujeito na sociedade contemporânea; ensino de projeto de vida; (iii) Educação a Distância; (iv) espiritualidade; teologia e ecologia; eclesiologia urbana; teoria crítica e as ciências da religião. Experiências profissionais na educação popular (CEBI-RO/2007-2011), na gestão de projetos sociais e formação sociopolítica para juventude em vulnerabilidade social. Atua como Professor Universitário, com ênfase em disciplinas da formação geral e humanística, em cursos de diversas áreas do conhecimento, com ênfase em Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem. Na gestão universitária, possui experiência como coordenador de curso de graduação (presencial e EAD), coordenador de especialização, coordenador acadêmico e pedagógico institucional, Procurador Institucional e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Na EAD, possui experiência como coordenador de Polo de Apoio Presencial e Monitor Presencial; Professor-Conteudista e Tutor; como Professor Supervisor em cursos 100 EAD e semipresenciais. Atualmente, é professor e gestor educacional na Universidade Católica de Brasília (UCB), atuando como: professor (presencial e EAD); Coordenador de Formação Continuada Docente (PROACAD); Coord. do MBA em Liderança e Gestão Inovadora de Instituições Educacionais (UCBUniUBEC) e Coord. do MBA em Liderança e Inovação da Educação Básica (in company Maristas Brasil Centro-Norte).