A ESTÉTICA NA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relevância da estética na mediação da aprendizagem de habilidades socioemocionais. Trata-se de um estudo teórico, que aborda o tema à luz de uma ordenação constelatória dos conceitos, em perspectiva dialética. O ensaio é iniciado com o reconhecimento da crise de sociabilidade enfrentada pela sociedade contemporânea, o que torna a aprendizagem de habilidades socioemocionais uma das prioridades da educação. Propõe que o caminho para obter êxito pedagógico perpassa a educação da sensibilidade, por meio de experiências estéticas emancipatórias, que ofereçam as condições necessárias para que se efetivem a aprendizagem no campo dos sentimentos, emoções e dos valores. Para além de modelagem comportamental adaptativa dos sujeitos, por meio da estética, a aprendizagem de habilidades socioemocionais abre portas para a emancipação da percepção fragmentada dos fenômenos sociais e das tramas (inter)subjetivas.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.