AS PREMISSAS DA PRÁTICA DOCENTE NA SOCIEDADE LÍQUIDA

Conteúdo do artigo principal

Selena Castiel Gualberto Lima
Adriana Fernandes de Oliveira
Neire Abreu Mota Porfiro

Resumo

O presente artigo objetiva estudar o delineamento de uma reflexão acerca da prática docente na sociedade líquida, mensurada por autores que norteiam o pósmodernismo na cidadania. Frisa-se que o campo educacional assim como outros ramos sociais sofreu significativas mudanças com o advento do novo perfil formador em consonância com as exigências do mercado de trabalho que delibera a necessidade de expertises para resolutividade de problemas, otimização nas ações, pensamento crítico e reflexivo. Nesta práxis, cabe ao professor assumir um novo processo formativo que assegure não somente aspectos cognitivos, mas o socioemocional, intelectual e o tecnológico. Para tanto, a metodologia deste estudo pautou-se por uma abordagem qualitativa por meio de um objetivo exploratório descritivo. Conclui-se que a prática docente deve adaptar-se aos novos modelos
de aprendizagem, não deixando de perder e consubstanciar sentidos e significados da ciência e da formação profissional.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos