A EDUCAÇÃO INDÍGENA SOB O VIÉS DO MULTICULTURALISMO COMO FORMA DE MANUTENÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS, SABERES E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS PELO ESTADO DE RONDÔNIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação indígena no Brasil foi marcada por séculos de políticas integracionistas, utilizando da educação como instrumento para impor valores e conhecimentos ocidentais, ignorando as culturas indígenas. O objetivo da pesquisa é analisar a educação indígena sob o viés do multiculturalismo implementadas no Estrado de Rondônia como um instrumento para manutenção e valorização das práticas, saberes e cultura dos povos indígenas. Para tanto, utiliza-se como metodologia, na fase de investigação o método indutivo, na fase de tratamento de dados o método cartesiano, e no relatório dos resultados foi empregada a base lógica indutiva. No mais, usou-se de técnicas do referente, da categoria, fichamento de obras e conceitos operacionais. Em síntese, foi possível verificar que, a partir da CF/88, as políticas públicas multiculturais voltadas à educação indígena diferenciada, implementadas pelo estado de Rondônia, servem como um instrumento que poderá desfazer os erros históricos das políticas integracionistas e assimilacionistas, como forma de proporcionar a manutenção e sustentabilidade dos povos indígenas, para as presentes e futuras gerações.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.